Dia Internacional da Mulher – Homenagem do Departamentos de Ginecologia e de Saúde Oral

Dia 08 de março é a data que une as mulheres de todo o mundo. Infelizmente, o marco é a triste e trágica história de 129 operárias. Desafios ainda persistem nos dias atuais. Cada mulher, com sua singularidade, é especial e merece respeito e dignidade. Que todas se sintam abraçadas …

Dia Internacional da Mulher – Homenagem do Grupo de Trabalho dos Efeitos do Álcool na Gestante no Feto e no Recém-Nascido

Dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, foi criado pelas Nações Unidas em 1975 com a finalidade de lembrar as várias conquistas das mulheres nos campos social, político e econômico, independentemente de aspectos de nacionalidade, étnicos, linguísticos e culturais. Hoje, pode-se dizer que a mulher é enaltecida e …

Dia Internacional da Mulher – Homenagem do Grupo de Trabalho de Combate ao uso de Drogas por Crianças e Adolescentes

A mulher costuma exercer um papel de destaque na educação de filhos e filhas e, porque não, na prevenção do uso de álcool e drogas. Geralmente elas estão mais perto das crianças. Apesar de muitas trabalharem fora, as estatísticas demonstram que elas são mais espiritualizadas, estão menos envolvidas com problemas …

Dia Internacional da Mulher – Homenagem dos Departamentos de Pediatria Ambulatorial e de Desenvolvimento e Aprendizagem

Na semana do Dia Internacional da Mulher, parabéns a você, mulher-esposa, mulher-filha, mulher-irmã, mulher-trabalhadora capaz de conjugar tão bem razão e sentimento. Parabéns a você, mulher-mãe, afinal, como não agradecer a um ser humano capaz de gerar uma vida e que, a cada dia, se reinventa para dar o seu …

Dia Internacional da Mulher – Homenagem do Departamento de Aleitamento Materno

Dia Internacional da Mulher Filhos entram, o celular toca, a companheira(o) pede carinho, o chefe pede tarefas, a mãe pede atenção, somos “multi” em uma só, somos nós mesmas e todas somos.  Mulher-filha: ela experimenta pelo leite de sua mãe, pela primeira vez, o amor incondicional, aceita-o e se deixa …

Meu bebê nasceu prematuro: como vai ser seu desenvolvimento no primeiro ano de vida?

Campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro No Brasil, nascem cerca de 340 mil prematuros por ano. A sobrevida de bebês prematuros aumenta a cada ano, com foco cada vez maior na melhor qualidade de vida. Assim, a prematuridade é uma preocupação crescente tanto para saúde pública …

03 de março – Dia Mundial dos Defeitos do Nascimento

A Organização Mundial de Saúde definiu como defeitos do nascimento ou anomalias congênitas as situações que envolvem alterações da estrutura ou função dos órgãos, presentes ao nascimento e de origem pré-natal. Alguns destes defeitos são pequenos e não afetam o dia a dia da criança ou de sua família. Por …

Álcool e adolescência

O álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes, superando o cigarro e outras drogas, com uso cada vez mais precoce e prevalente. A adolescência é a fase de transição da infância para a vida adulta, sendo um importante momento de desenvolvimento de habilidades e aquisição de autonomia para …

Cuidados com a saúde oral nos primeiros Mil dias do bebê em tempos de pandemia

Campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças Em tempo de pandemia de COVID-19 a melhor forma de promover a saúde oral do seu bebê continua sendo a integração dos demais cuidados com a saúde geral. Estes cuidados devem ser iniciados durante a gestação, através do pré-natal …

12 passos para a prevenção do uso de drogas na adolescência! Pratiquem!

Listas de passos com ações recomendáveis para facilitar a interrupção do uso de drogas são muito utilizadas, e, com sucesso, por entidades como os Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, entre outros.Com enfoque na prevenção, no dia 20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, propomos uma lista de …

Crianças pequenas podem morrer dentro de carros aquecidos!

Todos os anos, crianças são esquecidas em carros e perdem a vida, tragédias que poderiam ter sido evitadas. Com os dias quentes de verão e as mudanças de rotina das famílias, tendo em vista a retomada das aulas pós-pandemia, é preciso estar ainda mais atento. A criança pequena é particularmente …