Traumatismos dentários mais frequentes na criança

dreamstime_xs_14542378Meu filho tem 11 meses de idade e está começando a andar, o que posso fazer para prevenir as quedas e os consequentes traumas?
A causa mais comum para os traumatismos nos dentes decíduos são as quedas quando a criança está aprendendo a andar, por volta dos 10 a 36 meses de idade. Para prevenção dessas quedas, evita-se o uso de andadores, sapatos e calças maiores que a criança, e recomenda-se que ela fique descalça, use meias antiderrapantes ou sapatos ortopédicos com sola de borrachas adequados para a sua idade, tomando cuidado com pisos molhados.

Minha filha tem 4 anos de idade e caiu, avulsionando seu dente da frente. O que devo fazer?
Avulsão é o deslocamento total do dente para fora do seu alvéolo, devido ao rompimento de todas as fibras do ligamento periodontal. Pode ocorrer fratura do osso alveolar e laceração gengival. Normalmente, o reimplante (colocação do dente dentro de seu alvéolo) não é realizado em dentes decíduos por falta de condições técnicas, e pelo risco de lesar o germe do dente permanente. Consulte o odontopediatra, que vai avaliar a idade e a maturidade da criança, para poder indicar o uso de prótese fixa ou removível (mantenedor de espaço). A prótese irá devolver forma e função a este arco dentário, além de restabelecer a estética, fato importante para a criança no seu convívio social.

O que se deve fazer imediatamente após uma avulsão de dente permanente?
Neste caso está indicado o reimplante. Para isso é essencial: encontrar o dente segurá-lo pela parte da coroa, lavar em água corrente, NUNCA ESFREGAR A RAIZ, recolocar o dente dentro do alvéolo, ou seja, no mesmo local que ele ocupava na arcada dentária, imitando a posição dos dentes vizinhos e manter sobre pressão e em seguida procurar um dentista para que seja feito a contenção e os acompanhamentos devidos. Quando o reimplante imediato não é possível, colocar o dente num pote com água ou soro fisiológico e levar rapidamente a criança com o dente hidratado para o dentista. Quanto mais cedo o atendimento odontológico, maiores são as chances de sucesso do reimplante.

Meu filho caiu e bateu o dente da frente, que ficou escurecido assim que o trauma ocorreu. Como devo proceder nesse caso?
O escurecimento do dente pode ocorrer imediatamente após o trauma devido à hemorragia pulpar, o correto é o acompanhamento pelo odontopediatra. No caso de escurecimento tardio, o dente pode ter sofrido uma necrose pulpar (morte da polpa), podendo apresentar uma fístula. O odontopediatra fará uma avaliação clínica e radiográfica e será necessário o tratamento endodôntico (tratamento de canal), para que este dente não seja perdido precocemente. Quanto mais rápido for o atendimento após o traumatismo, melhor o prognóstico do caso.

Minha filha de 3 anos caiu, bateu a boca e perdeu um incisivo central superior decíduo. Ela pode usar uma prótese fixa?
Sim. A prótese fixa com cursor conhecida como prótese de Denari, serve para substituir o dente de leite perdido e manter o espaço para o dente permanente sucessor. Embora seja fixa, esta prótese não altera o crescimento dos arcos dentários da criança, pois acompanha este crescimento. Apresenta entre os incisivos centrais um cursor com encaixe, que vai se abrindo à medida que a maxila vai crescendo e se desenvolvendo no sentido transversal. O odontopediatra deverá fazer controle periódico para avaliar a higiene, se a prótese está bem adaptada, se sofreu deslocamento ou fratura e controle radiográfico para acompanhar o estágio de formação do dente permanente sucessor e determinar o momento oportuno para a remoção desta prótese.

___
Relatores:
Grupo de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Publicado no site da SPSP em 12/12/2012.
photo credit: Vladimir Surkov | Dreamstime.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On