Momento Saúde: tênis com rodinhas

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Agora o tema é:
Ortopedia

 

Tênis com rodinhas

Os populares tênis de rodinhas, que as crianças adoram, tem sido motivo de preocupação de muitas pessoas. Em primeiro lugar, devemos considerar que os tênis de rodinhas são mais um brinquedo – como patins, por exemplo – do que calçados adequados para uso diário. Assim sendo, eles podem ser usados eventualmente sem maiores problemas.

No entanto, há risco maior de quedas e isso pode causar algumas lesões, além de alterações posturais se forem usados rotineiramente. Como esses tênis são mais altos na parte posterior por causa das rodinhas, quando a criança anda e não desliza, ela tem a tendência de ficar apoiada mais na ponta dos pés, o que leva a uma marcha em equino. Portanto, esses tênis de rodinhas podem ser divertidos, contudo, não são bons calçados para as crianças.

 

___
Relator:
Departamento Científico de Ortopedia

Publicado em 5/04/2017.
Photo credit: Steven Depolo | Flickr.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On