SPSP promove fórum de prevenção de acidentes e combate à violência

Forum23NOV15(3)Em 23 de novembro, o Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo, será palco do IX Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes, promovido pelo Núcleo de Estudos de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Com programação intensa, o evento discutir estratégias de identificação e encaminhamento dos casos. Os principais temas abordados serão: política nacional de atenção integral à saúde da criança (PNAISC) no âmbito do SUS; adoção; acidentes e violências na infância: crianças em situação de rua; brinquedos e playgrounds: segurança, ABNT (critérios de segurança), INMETRO (teste de segurança); comunicação; cibernética; e educação e família.

Segundo dados do DATASUS, acidentes e violência são responsáveis por 5% dos óbitos ocorridos na faixa etária até 4 anos de idade; 37% entre 4 e 9 anos; 46% dos 10 aos 14 anos e 72% dos 15 aos 19 anos (23% das mortes de crianças e adolescentes). Segundo o Dr. Mário Roberto Hirschheimer, presidente da SPSP, esses números poderiam ser significativamente diminuídos por meio de políticas públicas de prevenção de acidentes e combate à violência. “Assim, o objetivo do evento é discutir e refletir sobre estratégias para identificar, encaminhar de modo adequado e prevenir situações de risco relacionadas às crianças e aos adolescentes. Daremos ênfase à violência e aos acidentes em nível domésticos, na escola e na rua, destacando o papel dos profissionais dos setores relacionados”.

O público alvo do evento é composto por profissionais da saúde, de assistência social, de educação, de justiça e de segurança, além de todos interessados a participar de discussões visando encontrar novos caminhos para proteger as crianças e adolescentes das diferentes formas de violência do cotidiano. “Nosso foco é mostrar que esse problema é de todos nós, afetando diversos setores da sociedade. Queremos levantar um debate substancial, direcionado a criar alternativas para encaminhar as vítimas de forma adequada, procurando reduzir os traumas eventuais”, informa Renata Waksman, coordenadora do Núcleo de Estudos de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes da SPSP.

Inscrições cortesia
A comissão organizadora do Fórum está oferecendo vinte inscrições cortesias para instituições (escolas, universidades etc.) e interessados. Para inscrever-se, siga os passos abaixo:

– Acesse o site: www.meetingeventos.com.br;
– Entre no evento 9º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes;
– Clique em ficha de inscrição e preencha normalmente;
– No campo “Caso o recibo não seja em nome do congressista, digite o favorecido” preencha com a palavra PROMOÇÃO.
– Selecione a categoria correspondente no quadro “Escolha a sua categoria”;
– Selecione a forma de pagamento “Boleto bancário” e clique em “Continuar”;
– Na tela seguinte, clique em “Finalizar”;
– Na última tela não é necessário gerar o boleto bancário, uma vez que a inscrição é cortesia.

___
Publicado em 19/11/2015.

Author: SPSP

Share This Post On