Momento Saúde: mochila causa escoliose?

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Agora o tema é:
Ortopedia

 

Mochila causa escoliose?

O uso das mochilas é uma fonte frequente de preocupação dos pais de crianças em idade escolar. Cada vez mais pesadas, elas estão frequentemente associadas a dores nas costas. As mochilas muitas vezes acabam sendo culpadas por várias alterações na postura ou mesmo na estrutura da coluna vertebral, porém não há evidência que elas sejam a causa de escoliose. Mesmo o uso de apenas uma das alças, embora cause uma alteração postural, não pode ser responsabilizado pela formação de uma deformidade da coluna vertebral. Infelizmente a informação que se encontra na literatura pode ser conflitante ou não ter uma evidência científica que respalde muitas das crenças presentes na visão de pais, professores, médicos e fisioterapeutas.

Hábitos de vida saudáveis devem sempre ser encorajados e isso inclui cuidados que devemos ter em relação às mochilas. Dessa forma, são recomendações razoáveis evitar excesso de peso acima de 10% do peso corporal, usar sempre as duas alças das mochilas – uma em cada ombro – e exigir que armários sejam disponibilizados nas escolas. Além disso, é importante o desenvolvimento de políticas de saúde a fim de reduzir os fatores de risco de alterações posturais.

___
Relator:
Departamento Científico de Ortopedia

Publicado em 15/03/2017.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On