Momento Saúde: sapatos para crianças: como escolher?

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Agora o tema é:
Ortopedia

 

Sapatos para crianças: como escolher?

Uma boa regra para escolher calçados para crianças é lembrar dos quatro “F”, das iniciais em inglês que definem as características do sapato ideal. O primeiro F refere-se ao tamanho certo (fit) e a melhor maneira de definir o tamanho certo para crianças é pelo tamanho da palmilha, que deve ter cerca de 1,0cm de sobra para permitir o deslizamento normal do pé dentro do sapato.

O segundo “F” (flexible) refere-se à flexibilidade, característica que pode ser facilmente testada dobrando-se o calçado. Devem ser evitados calçados muito duros que não permitem o rolamento adequado dos pés. O terceiro “F” é de friction, ou seja, atrito, que significa que o solado deve ser antiderrapante, não muito liso para que a criança não escorregue com facilidade. Por fim, o último “F” (firm) é sobre a firmeza que deve ter a parte posterior do calçado, na região do calcanhar, o chamado contraforte.

Considerando-se todas as características citadas acima, podemos concluir que os melhores calçados para as crianças são os tênis, que permitem com segurança e conforto as atividades próprias desta faixa etária.

 

___
Relator:
Departamento Científico de Ortopedia

Publicado em 22/03/2017.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On