Momento Saúde: meu filho não dorme – quando procurar um especialista?

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O assunto é:
Medicina do Sono

 

Meu filho não dorme – quando procurar um especialista

O pediatra da criança/adolescente deve ser sempre consultado quando existirem dúvidas relativas ao sono. Em alguns casos será necessária consulta com especialista.

Quando existe a queixa, em crianças no primeiro ano de vida, que são muito agitadas e difíceis de consolar ou que apresentam alguma dificuldade respiratória, é recomendável que ela seja avaliada para refluxo gastroesofágico, cólicas e doenças respiratórias.

Crianças e adolescentes entre um e 12 anos que apresentam ronco frequente, respiração ruidosa ou apneia (interrupção da respiração durante o sono), dificuldade para iniciar o sono, despertares frequentes, movimentos estranhos e repetitivos, que se referem a medos, que são difíceis de acalmar, que após uma noite ruim os pais notem alteração de humor, de comportamento ou dificuldades escolares também necessitam avaliação.

Adolescentes entre 13 e 18 anos podem ter as mesmas queixas das crianças menores e ainda apresentarem sonolência diurna ou dificuldade em frequentar as aulas, principalmente no período da manhã. Nessa faixa etária, devem ser avaliados e orientados com relação ao evento, que ocorre frequentemente, de alteração do relógio biológico, chamado de atraso fisiológico do ritmo de sono e vigília.

 

___
Relator:
Departamento Científico de Medicina do Sono da SPSP

Publicado em 24/05/2017.
Photo credit: Dagon | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On