Momento Saúde: meu filho não dorme – causas

O assunto é:
Medicina do Sono

Meu filho não dorme – possíveis causas

A dificuldade em iniciar e/ou manter o sono é a principal queixa tanto em crianças como adolescentes.

Em crianças até os três anos de idade as causas mais frequentes são: crianças que fazem associações inadequadas ao sono, como por exemplo, que dormem só quando são ninadas, ou se usam chupeta, ou se são balançadas no carrinho etc. Aleitamento materno, cólicas, ansiedade dos pais, depressão materna e eventos que podem interferir nos mecanismos do sono, como o refluxo gastroesofágico, erupção dentária, alergias alimentares, doenças comuns da infância e doenças neurológicas ou psiquiátricas podem ser fatores de risco para o problema. Outra causa é a dificuldade para estabelecer limites e a resistência para dormir, que podem estar associados a pais pouco disciplinados e permissivos, conflitos em relação à educação da criança, expectativas incorretas quanto ao aprendizado de dormir, comportamento opositor da criança e ambiente doméstico conturbado.

Em crianças maiores e adolescentes pode ocorrer a insônia crônica, quando a dificuldade com o sono persiste por mais de três meses e ocorre pelo menos três vezes por semana. Rotinas de sono inadequadas, doenças médicas, problemas psiquiátricos, como depressão, uso de tabaco, álcool ou substâncias ilícitas, pouca interação com os pais e uso de equipamentos com conexão de internet favorecem o problema.

Departamento Científico de Medicina do Sono da SPSP

Publicado em 10/05/2017.