Momento Saúde: controle e cuidados na utilização do açúcar

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O momento agora é voltado para:
Saúde Oral

 

Controle e cuidados na utilização do açúcar

O açúcar ainda é considerado um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da cárie dental, sendo recomendável sua restrição desde o nascimento até os dois anos de idade.

É importante entender que além de doces, balas ou chocolates, a criança pode estar exposta ao açúcar de outras formas. Ele pode estar presente em altas quantidades em diversos alimentos que são oferecidos ao bebê diariamente. Os salgadinhos e bolachas, mesmo não recomendáveis, são muito consumidos pelas crianças abaixo de dois anos no Brasil. Eles são mordiscados por um longo período de tempo e podem causar cárie (cariogenicidade) porque, ao ficarem retidos nos dentes, vão fermentar e produzir ácidos que descalcificam os dentes, levando a cárie. Os cereais são opções saudáveis, porém se estiverem caramelizados ou cobertos com açúcar, também podem ser causadores de cáries.

Além disso, a maioria dos sucos processados, extratos de soja e refrigerantes contém acidulante e são muito açucarados. O baixo Ph associado ao açúcar pode ser causador potencial de erosão e desenvolvimento de cárie.

Assim, as melhores opções são frutas, legumes e verduras. É recomendável evitar alimentos processados e sempre escovar os dentes quando o açúcar for inevitável.

 

___
Relator:
Grupo de Trabalho de Saúde Oral da SPSP.

Publicado em 19/04/2017.
Photo credit: Ponce Photography | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On