Momento Saúde: como diagnosticar a hipertensão arterial?

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O assunto agora é
Nefrologia

 

Como diagnosticar a hipertensão arterial na infância?

A medida da pressão arterial de rotina deve ser feita a partir dos três anos de idade em crianças saudáveis. Crianças abaixo de três anos, incluindo lactentes e recém-nascidos, devem ter sua pressão medida na primeira consulta ao pediatra caso tenham apresentado intercorrências no período neonatal, como, por exemplo, baixo peso ou prematuridade, permanência em UTI, cirurgias, transplante, alterações cardíacas ou quando apresentem qualquer doença já diagnosticada.

A medida adequada da pressão nem sempre é fácil porque a criança deve estar em repouso, calma e em ambiente tranquilo, o que muitas vezes requer vários retornos ao pediatra. Os valores normais de pressão arterial de crianças e adolescentes até os 17 anos levam em consideração sexo, idade e altura e por isso existem tabelas de normalidade tanto para a pressão máxima quanto para a pressão mínima, sendo que as crianças e adolescentes serão considerados hipertensos utilizando estas tabelas.

 

___
Relator:
Departamento Científico de Nefrologia da SPSP

Publicado em 12/07/2017.
Photo credit: frolicsomepl | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On