Momento Saúde: como ajudar meu filho a dormir

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O assunto é:
Medicina do Sono

 

Como ajudar meu filho a dormir – hábitos saudáveis

Nos primeiros meses de vida, o bebê deve dormir sempre de barriguinha para cima e ao lado da cama da mãe, pois ela poderá atendê-lo com mais facilidade. Até próximo do 3º mês de vida, o sono ocorre de forma cíclica, quase sempre associado à alimentação e isso de forma quase contínua nas 24 horas do dia. Entretanto, o ideal é iniciar pequenas rotinas, como quebrar a luz do quarto durante o dia e diminuir a luz e o barulho da casa à noite.

Entre três e cinco meses, iniciar uma rotina com horários para se alimentar e dormir durante o dia, estabelecer um horário para o sono da noite e criar um ritual de dormir, por exemplo: banho morno, alimentação, cantiga, carinho e deixar que o bebê adormeça no próprio berço. Isso faz com que ele aprenda a voltar a dormir sozinho quando acordar no meio da noite. Assim que o bebê começar a segurar objetos nas mãozinhas, escolher um “amiguinho de dormir”, que tenha um atrativo tátil, como diferentes texturas ou enchimento rugoso para que se distraia enquanto manipula o mesmo e adormece.

Conforme o bebê vai crescendo o ritual deve ser modificado, com livros de figuras, contar histórias, massagear (se ele gostar), ou orar. Utilizar uma lâmpada fraca e indireta que ilumine apenas o suficiente para a atividade escolhida. Todo o ritual deve durar entre 20 e 30 minutos e sempre terminar com o beijo de boa noite. Caso necessite atender a criança, tente ser breve, fale baixo e use frases positivas e que remetam à manhã seguinte, como: “daqui a pouco vamos acordar para brincar!”

Para crianças maiores e adolescentes, deve-se incentivar a manutenção de um ritual de dormir, como a leitura, evitar o uso de TV, outro equipamento ou tecnologia nos 30 minutos que precedem o horário de dormir. O sono deve ser estimulado, pois o crescimento e desenvolvimento físico, cognitivo e comportamental são dependentes da qualidade e quantidade de sono.

 

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Relator:
Departamento Científico de Medicina do Sono da SPSP

Publicado em 31/05/2017.
Photo credit: PublicDomainPictures | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

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Author: SPSP

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