Momento Saúde: benefícios do aleitamento materno para a saúde oral

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O momento agora é voltado para:
Saúde Oral

Um sorriso saudável é, sem dúvida, um meio para as crianças começarem a formar relacionamentos e a sua autoestima. Porém nem sempre elas podem sorrir como gostariam, devido a problemas bucais que as colocam em desvantagem psicológica e social. A saúde bucal atualmente é também avaliada sob a reflexão da qualidade de vida, investigando não somente se a criança tem ou não alguma doença e sua gravidade, mas como estes problemas impactam nas suas atividades diárias, como por exemplo, dificuldades para comer, beber, falar, brincar, dormir, sorrir, frequentar a escola e seu relacionamento com os outros. Por isso, tendo em mente a importância da saúde oral para a qualidade de vida, o Momento Saúde desse mês traz dicas de hábitos saudáveis para a saúde bucal.

Aleitamento Materno: benefícios para a saúde oral

O aleitamento materno, além de alimentar o bebê, auxilia no desenvolvimento das funções orais e no crescimento adequado dos maxilares, prevenindo os dentes tortos (oclusopatias).

Sua prática também pode:
• favorecer o crescimento do complexo craniofacial e treinamento da musculatura bucal;
• auxiliar na realização adequada das funções de respiração e deglutição;
• reduzir as chances de adquirir hábitos nocivos e sucção não nutritiva (chupeta e mamadeira);
• melhorar a qualidade dos tecidos dentários e reduzir a prevalência dos defeitos de desenvolvimento do esmalte;
• diminuir o risco de cárie, evitando a introdução precoce do açúcar na dieta da criança.

Vale ressaltar que o aleitamento materno também prepara a musculatura da boca para a mastigação, uma vez que promove um adequado equilíbrio neuromuscular. Os movimentos de sucção e ordenha realizados pelo bebê para extrair o leite da mama exigem coordenação muscular e respiratória, que estimulam o desenvolvimento da face assim como a região das Articulações Temporomandibulares (ATMs). Com este treino, os músculos ganham força e potência necessárias para executar a função mastigatória de maneira mais adequada.

 

___
Relator:
Grupo de Trabalho de Saúde Oral da SPSP.

Publicado em 12/04/2017.
Photo credit: seeseehundhund | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On