Momento Saúde: anemia – sintomas, diagnóstico, tratamento

hematologiaA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Agora o assunto é:
Anemia

Anemia: sintomas, diagnóstico, tratamento

Quais os sintomas da anemia?
As manifestações clínicas encontradas na anemia são: vontade de comer alimentos e coisas diferentes (arroz cru, tijolo, terra); cansaço fácil; alterações da rotina do sono, como sonolência, agitação e irritabilidade; unhas fracas; queda de cabelos, dificuldade de concentração, baixo rendimento na escola e nas atividades físicas.

Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é baseado na história clínica, exames físicos e laboratoriais, como hemograma e dosagens de ferro circulante e reservas (ferritina).

Tratamento da anemia
O tratamento da anemia visa corrigir a falta de ferro por meio de medicamentos à base de ferro, além de controlar e tratar a sua causa. O tempo de tratamento pode variar de 3 a 6 meses. Estes medicamentos levam ao escurecimento da cor das fezes; além de poder causar prisão de ventre e escurecimento dos dentes, que desaparece quando se suspende a medicação e se higieniza adequadamente. Não estragam a dentição.

Departamento Científico de Hematologia e Hemoterapia

Publicado em 13/09/2017.