Momento Saúde: anemia – prevenção

hematologiaA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Agora o assunto é:
Anemia

 

Prevenção: em quais alimentos encontro o ferro?

Além da medicação, é importante a correção dos hábitos alimentares: ingerir carnes, frutas, verduras e legumes com frequência, obedecendo os horários das refeições, não exagerar na quantidade de leite e derivados e evitar guloseimas.

A prevenção da deficiência de ferro tem início na gestação, com um pré-natal adequado e suplementação de ferro e ácido fólico. Uma boa assistência ao parto e ao recém-nascido, incentivo ao aleitamento materno, suplementação preventiva de ferro a partir do desmame, manutenção de dietas adequadas a cada faixa etária. O ferro é encontrado nas carnes de boi, frango, peixes; vísceras (fígado), ovos, feijão, folhas verde escuras. A absorção de ferro é melhor quando associada à ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas.

A anemia por falta de ferro é um problema de saúde pública e deve ser combatida com a educação alimentar, boa assistência no pré-natal e manutenção ou tratamento até a correção das reservas de ferro no organismo.

 

anemia

MB35 / Pixabay

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Relator:
Departamento Científico de Hematologia e Hemoterapia

Publicado em 20/09/2017.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

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Author: SPSP

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