Momento Saúde: anemia – o que é e quais as causas

hematologiaA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Agora o assunto é:
Anemia

 

Anemia: o que é? Qual a causa?

A anemia ocorre quando há diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos glóbulos vermelhos e é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. Os valores de hemoglobina e glóbulos vermelhos são variáveis de acordo com a idade.

Existem vários tipos de anemia, que pode ser adquirida ou hereditária. A causa mais frequente em crianças e adolescentes é a falta de ferro. Atinge pessoas de todas as idades, sendo os grupos mais vulneráveis as crianças até os 2 anos, adolescentes na fase de crescimento e gestantes.

A falta de ferro ocorre principalmente como consequência de dietas inadequadas, com baixa ingestão de alimentos ricos em ferro; ou ainda na perda de sangue, doenças em que há dificuldade de absorção do ferro e nos períodos de crescimento acelerado.

anemia

 

___
Relator:
Departamento Científico de Hematologia e Hemoterapia

Publicado em 30/08/2017.
Photo credit: qimono | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On