Momento Saúde: desmame natural é… o mais natural mesmo

Momento SaúdeA coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

Continuamos com:
Aleitamento Materno

 

Desmame natural é… o mais natural mesmo

Chamamos de desmame sempre que qualquer tipo de alimento ou líquido é introduzido na alimentação diária da criança, mesmo que continue com leite materno (LM).

Interromper a amamentação deve envolver o bebê, a mãe, a família e até a sociedade. Se forçarmos uma criança a pular uma fase antes de estar pronta, corremos o risco de afetar o seu desenvolvimento físico e emocional.

Desmamar em um momento apropriado, de forma gradual, independente da idade em que ocorra, é menos estressante para a mãe e para a criança, fortalece o vínculo, pode prevenir mastites, depressão, insegurança e culpa.

A vida de uma criança é feita de muitas despedidas, muitos “desmames” (do útero, do seio, das fraldas, do berço, da casa, da escola, da família) e cada uma delas deve ter seu tempo e ser respeitada.

DESMAME: Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Paciência, compreensão, apoio, acolhimento, respeito e informação da família, da sociedade, dos profissionais de saúde podem fazer com que essa passagem seja… NATURAL.

___
Relator:
Departamento Científico de Aleitamento Materno

Publicado em 08/03/2017.
Photo credit: grisguerra | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On