Conheça esta lagarta (ou taturana)

LagartaSeu nome científico é Lonomia obliqua, um tipo de taturana venenosa nativa das matas do sul do Brasil que vive em comunidades sobre cedros e aroeiras.

Com o desmatamento, passou a viver em pomares domésticos, em árvores como pessegueiro, abacateiro e ameixeira.

Estudos sobre seus predadores naturais não encontraram aves nem mamíferos que as comam, já que as cerdas são defesas contra esse tipo de animais.

São encontradas nas regiões centro-sul, sudeste e sudoeste. Maior número de acidentes com esta taturana ocorrem na primavera e verão, épocas de usar roupas mais leves, sem mangas, saias e shorts, quando as áreas do corpo suscetíveis ficam mais expostas aos contatos.

O contato leve com os espinhos do dorso das larvas libera o veneno das lagartas, que pode provocar alterações da coagulação e hemorragias graves.

Os acidentes com esta taturana deixaram de ser fatais desde que foi desenvolvido o soro antilonômico pelo Instituto Butantã.

A única prevenção é evitar o contato da pele com as lagartas.

___
Relatora:
Dra. Regina Maria C. Gikas
Membro do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP

Publicado no site da SPSP em 12/12/2012
photo credit: Regina Maria C. Gikas

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On