Momento Saúde: sono do bebê – a importância de criar uma rotina

A partir dos três meses é importante adotar rotinas que ajudem o bebê a saber quando é hora de dormir, estabelecendo um ritmo circadiano. A repetição prepara a criança emocionalmente para cada momento do dia e gradualmente ajuda a estabilizar o ritmo de sono. Num determinado horário comece a desacelerar. …

Alerta: projeto de lei prevê deixar de multar motorista que transportar crianças de forma inadequada

Em 4 de junho, foi apresentado à Câmara dos Deputados um projeto de lei que, entre outras medidas, prevê eliminar a multa para os motoristas que transportarem crianças em veículos sem os assentos de segurança (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação ou booster). A alteração proposta no Código de …

Momento Saúde: sono do bebê – primeiros três meses de vida

Noites mal dormidas podem ser, muitas vezes, a rotina dos pais nos primeiros meses de vida de seus bebês. Mas, para alguns casais, a fase torna-se tão traumática que hesitam em ter um segundo filho. O primeiro trimestre é um período turbulento. O aparelho neurológico imaturo do bebê não tem …

Slime e seus riscos

Slime é a “onda do momento” e envolve muita brincadeira e diversão, mas não isentas de riscos. No Brasil e em outros países, há relatos de intoxicações pelos ingredientes utilizados no produto, uma massa “colorida e gosmenta” que pode ser comprada pronta ou feita em casa. Existem diversas receitas para …

Junho Púrpura – Distúrbios de aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015), publicação da American Psichiatrc Association, aponta que o distúrbio específico de aprendizagem acomete de 5 a 15% de crianças em idade escolar, em diferentes idiomas e culturas, sendo os específicos em leitura e escrita altamente prevalentes. Alguns estudos apontam 17,5% …

Momento Saúde: infecção urinária em crianças – investigação e seguimento

Não se deve pensar que a criança com infecção de urina tratada sarou. É sempre importante o seguimento com o médico. Após dois dias de tratamento, se não houve melhora dos sintomas, deve-se repetir o exame de urina e, se necessário, trocar o antibiótico. É importante repetir o exame de …

Momento Saúde: infecção urinária em crianças – tratamento

A criança que apresenta sintomas de infecção urinária e alteração do exame de urina deve iniciar o antibiótico imediatamente. A urocultura (exame laboratorial), que tem seu resultado disponível depois de três a cinco dias, deve ser colhida no mesmo momento do exame de urina tipo I e serve para confirmar …

Momento Saúde: infecção urinária em crianças – sintomas

A infecção urinária na infância nem sempre apresenta sintomas, especialmente nos recém-nascidos e lactentes jovens. Nestes pacientes, o sintoma pode variar desde não ganhar peso adequadamente, falta de apetite, urina com cheiro forte, irritabilidade, alteração do sono, choro persistente até febre sem razão aparente. Em crianças maiores, podemos, além da …