A criança fumante passiva e otites

??????????????????????????????????????????????????????????????????????A fumaça do tabaco no ambiente contamina o ar, fica retida nas roupas, cabelos, cortinas etc. fazendo com que as crianças fiquem expostas a ela. Muito além do simples desconforto ou da irritação dos olhos, a fumaça do tabaco no ambiente representa um grave problema que afeta a saúde das pessoas. Muitas substâncias químicas são eliminadas no ambiente e estão relacionadas até mesmo com a causa de câncer.

Comum em crianças pré-escolares, as infecções de ouvido também têm relação com fumaça do cigarro. As crianças que se expõem esta fumaça, mesmo que indiretamente, ou seja, no contato com a roupa da mãe que fuma, estão mais predispostas a um número maior de otites, assim como sua duração é em geral mais prolongada.

A fumaça inalada irrita as mucosas da via respiratória, causando inchaço, também na região da tuba auditiva, onde os ouvidos se comunicam com o nariz, fazendo com que as secreções que se acumulam na orelha média durante um resfriado, lá permaneçam por mais tempo e assim acabam por se infectar por bactérias.

Além da dor, febre e irritabilidade, estas crianças podem apresentar perda auditiva prolongada. Em adolescentes, a exposição ao cigarro também está relacionada a perdas auditivas neurossensoriais, ou seja, que afetam a cóclea e o nervo auditivo e muitas vezes são irreversíveis.

Assim, todos devem sempre levar em conta que o cigarro não faz mal apenas para quem fuma, mas também para aqueles com quem convivem. O tabagismo deve ser desencorajado para todos, em especial aos pais.

___
Relatora:
Dra. Renata C. Di Francesco
Departamento Científico de Otorrinolaringologia da SPSP

Publicado em 19/03/2014.
photo credit: Denys Prokofyev | Dreamstime.com
Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On