Dúvidas sobre amamentação (parte 4)

medium_3467632119Vou voltar a trabalhar como guardo o meu leite

Para guardar o leite a mãe deve utilizar frasco de vidro com tampa plástica. O frasco e a tampa devem ser lavados após a retirada do rótulo, papelão da tampa e removidos os restos de cola. Deverão ser fervidos durante quinze minutos. A água deve cobrir o frasco. Não devem ser secos com pano, basta escorrer em pano limpo e seco com a boca voltada para baixo. A mãe deve tirar as pulseiras, anéis e outros adereços. Prender o cabelo ou usar touca ou lenço. Lavar as mãos até o cotovelo com água e sabão e enxugar bem. Secar as mãos com toalha limpa ou papel descartável.

As mamas devem ser massageadas antes da ordenha que pode ser feita manualmente ou com bomba devidamente esterilizada a cada uso. O vidro deve ser identificado com data e horário da coleta. A validade na geladeira é de 24 horas e no freezer ou congelador de 15 dias.

Para a volta ao trabalho a mãe pode iniciar a estocagem 15 dias antes. Após uma coleta de leite esse já deve ser guardado (com o rótulo) no freezer mesmo que a quantidade seja pequena. Na próxima ordenha a mãe extrai o leite em um copo fervido e derrama sobre o que está no freezer ou geladeira. Desta forma ela vai enchendo o vidro, tomando o cuidado de deixar um espaço equivalente a 2 dedos abaixo da tampa, pois com o congelamento o leite aumenta de volume e se estiver muito cheio o frasco poderá estourar.

O descongelamento deve ser feito em banho-maria (água quente previamente fervida). Manter o frasco na água por alguns minutos, retirar e agitar, deixando uma pedra de leite residual. Após o degelo o leite deverá ser mantido sob refrigeração por 24 horas. A cada vez que for ofertado, o volume de leite a ser oferecido deverá ser amornado em banho-maria (água quente previamente fervida) ou passado sob água corrente quente. A sobra deste volume deverá ser descartada.

___
Relatoras:
Marisa da Matta Aprile
Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP (2013-2016)
Maria José Guardia Mattar
Vice-presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP (2013-2016)

Publicado em 11/12/2013.
photo credit: c r z via photopin cc

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Author: SPSP

Share This Post On