Momento Saúde: meu filho não dorme – recomendações

A coluna Momento Saúde foi criada para que você possa ter informações rápidas sobre um determinado tema de relevância para a saúde das crianças e adolescentes, com textos curtos e de linguagem simples. Com uma postagem por semana, esta coluna será seu momento de dicas, alertas e cuidados.

O assunto é:
Medicina do Sono

 

Meu filho não dorme – recomendações

Uma boa higiene do sono – com uma rotina de horários e rituais bem estabelecidos – é importante para se prevenir e cuidar dos distúrbios do sono. No entanto, existem algumas diferenças nas recomendações para crianças e adolescentes. Veja algumas dicas:

Recomendações para crianças
• Amamentar ou oferecer a mamadeira habitual na sala, em seguida fazer a higiene da noite e se preparar para dormir. Alerta: o banho antes de dormir pode estimular crianças maiores.
• Estabelecer horários regulares para deitar e levantar, evitando ultrapassar 1 hora de diferença entre os dias com e sem aulas.
• Compor um ritual de dormir de 20-30 minutos, no quarto, com atividades calmas como leitura, contar histórias, falar sobre as atividades do dia, fazer um carinho e terminar com um beijo de boa noite.
• Não utilizar qualquer tipo de tecnologia com monitor para favorecer o sono.
• Sonecas diurnas devem ser feitas logo após o horário do almoço.
• Estimular passeios ao ar livre para receber sol, pois isso favorece um ritmo adequado de sono.

Recomendações para adolescentes
• Evitar comidas pesadas e bebidas com cafeína próximo ao horário de dormir.
• Ter horários regulares para deitar e levantar, evitando ultrapassar 1 hora de diferença entre os dias com e sem aulas.
• Compor um ritual de dormir de 30-60 minutos, no quarto, com atividades calmas como leitura ou ouvir música suave.
• Não usar qualquer tipo de equipamento com monitor para favorecer o sono.
• Sonecas diurnas de 30-45 minutos podem ser feitas logo após o horário do almoço.
• Tomar sol pela manhã e fazer exercícios físicos para regular o relógio biológico e favorecer o ritmo do sono.

 

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Relator:
Departamento Científico de Medicina do Sono da SPSP

Publicado em 17/05/2017.
Photo credit: Pezibear | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

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Author: SPSP

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